Amparo: Resgate histórico: mais de 600 livros são transferidos da Biblioteca Municipal para o Centro de Memória
- há 3 dias
- 1 min de leitura

Mais uma ação importante para o resgate histórico e cultural, que em breve estarão disponíveis à população da Estância de Amparo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, transferiu mais de 600 livros da Biblioteca Municipal “Carlos Ferreira” para o Centro de Memoria.
São livros institucionais da Prefeitura e de cartórios que marcam a história da cidade. Entre eles estão registros de pagamentos de impostos das indústrias, cadastro veículos de tração animal, livro sobre os fornecedores do início da feira do produtor, entre muitos outros de cartórios e da Prefeitura.
“Temos livros que vão de 1870 até 1950, um acervo que registra o processo de desenvolvimento de Amparo ao longo dessas décadas”, destacou a historiadora do Centro de Memória, Joseane Justi.
A transferência ocorreu para, além do resgate histórico, preservar os livros devido à reforma da Biblioteca Municipal.
Alguns livros estão em bom estado e vão passar apenas por limpeza para ser disponibilizados em breve para acesso e pesquisa, mas a maioria precisa de um processo de recuperação e um tratamento intensivo por ter absorvido a umidade da Biblioteca.
O prédio está fechado ao público desde janeiro e deve passar por uma reforma dos telhados, do piso, implantação de um espaço kids e digitalização do acervo.
Comments